Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento

Prefeitura recebe novos equipamentos para apoio ao produtor rural

Dentro do trabalho de incentivo à produção rural, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) recebeu recentemente novos equipamentos adquiridos em parceria com o Governo Federal. No total, são mais de R$ 300 mil em investimentos que servirão prioritariamente para atender aos pequenos produtores do município. 

As novas aquisições contemplam um trator (de 125 cavalos), quatro ensiladeiras e um escarificador (utilizado no preparo do solo) que chegam para impulsionar as ações realizadas no campo.

Apoio o ano todo - Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Araucária apoia a produção rural com a distribuição de materiais, cessão de equipamentos, realização de capacitação e eventos. Em 2017, a Prefeitura realizou a distribuição gratuita de forrageiras (2 mil kg), mudas de morango (100 mil mudas), gladíolos de Palma de Santa Rita (25.500 bulbos) e calcário (1.800 toneladas). Os secadores mantidos pela Prefeitura atenderam a mais de 150 produtores. 

Para ter direito de uso desses equipamentos da Prefeitura o produtor deve fornecer uma pequena contrapartida (em produto) que é doada a entidades assistenciais do município. A mesma regra vale para quem usa os equipamentos da Patrulha Rural Mecanizada para o preparo do solo (silagem, colheitadeira, distribuidor de calcário) ou transporte da produção. Neste caso, foram 556 produtores atendidos em 2017, com 2.126 horas de uso dos equipamentos (incluindo colheitadeira, grade aradora, grade niveladora, ensiladeira e subsolador).

Animal – O apoio se estende à área animal com o atendimento clínico de animais de pequeno e grande porte, inseminações, vacinação contra brucelose e febre aftosa, além do Serviço de Inspeção Municipal (atuação em mercados, açougues e outros locais que manipulem alimentos, que sejam cadastrados), entre outros serviços. Na piscicultura, os produtores contam com o auxílio desde a manutenção e reforma de tanques à assistência técnica, apoio na aquisição dos alevinos e no escoamento da produção, através da realização da Feira do Peixe Vivo. 

Data da Publicacão: 15/05/2018