Secretaria Municipal de Planejamento

Audiência pública apresenta primeiros resultados do processo de Revisão do Plano Diretor

A 2ª Audiência Pública da revisão do Plano Diretor, que ocorreu na noite de quarta-feira (12) na Câmara Municipal, apresentou os dados levantados sobre o Município e durante as oficinas com a comunidade e com técnicos da Prefeitura. Na ocasião, os moradores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os mais diversos temas que envolvem uso e ocupação do solo. A audiência pública finalizou a 2ª fase do processo de revisão do Plano Diretor.

Entre os assuntos apresentados durante o evento estão os dados socioeconômicos do município, os equipamentos públicos e as infraestruturas disponíveis, assim como as áreas aptas, aptas com restrição e inaptas para ocupação. Sobre este último tópico, foi destacada a preocupação em pensar ações para tratar de ocupações em áreas inaptas ou aptas com restrição. Também foram apresentados dados sobre o uso do solo e o valor da terra em Araucária.

A importância da valorização de áreas verdes (incluindo as barreiras naturais que contornam a cidade) e da inserção de um parque tecnológico na área industrial também foram destacados na audiência. No final da audiência houve muita discussão em relação às propostas para o Plano Diretor, que será a próxima fase deste processo de revisão.

Oficinas - A partir de 29 de setembro, terá início uma nova sequência de oficinas comunitárias para ouvir a população. Dessa vez, o foco será a comunidade dizer o que quer para a cidade. A programação será divulgada em breve.

Planejamento - O Plano Diretor orienta o desenvolvimento e expansão da cidade para que ela possa crescer de maneira ordenada. Dele resultam propostas e diretrizes definidas a curto, médio e longo prazo em busca da melhoria da qualidade de vida do cidadão. As ações previstas podem incluir aspectos urbanísticos da cidade, como propor alteração de zoneamentos, assim como diretrizes viárias e de mobilidade, abertura de novas avenidas, alargamentos viários e revitalização de áreas antigas do município, por exemplo.

Data da Publicacão: 14/09/2018