Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O vidro quebrou? Saiba como descartá-lo corretamente para a coleta de lixo

Na última sexta-feira (03), um trabalhador da empresa que presta serviço de coleta de lixo em Araucária, sofreu um corte na perna durante seu trabalho; os cacos de vidro chegaram a rasgar a sua calça. Foram necessários 13 pontos para fechar o ferimento e o trabalhador precisará ficar afastado do serviço durante alguns dias para recuperação. Tal fato serve de alerta para que cada morador tenha atenção na hora de realizar o descarte correto do vidro para a coleta de lixo.

O decreto municipal 26.631/2013, no artigo 10 e parágrafo 1º, apresenta que o munícipe deve providenciar, por conta própria, as embalagens descartáveis permitidas e os recipientes referidos visando otimizar o serviço de coleta. Há possibilidade de multa para quem não toma os devidos cuidados, mas o foco da equipe de Meio Ambiente tem sido de conscientizar as pessoas sobre os riscos. 

Desta forma, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) recomenda que os cacos de vidro sejam colocados em caixas de leite, caixas de sapato, garrafas pet ou outros materiais que permitam o isolamento. É importante que o volume com o vidro esteja em separado (e, de preferência, identificado) dos demais materiais para descarte para que os coletores de lixo tomem os devidos cuidados. Essas orientações valem também para outros materiais cortantes (como cacos de porcelana). 

Data da Publicacão: 07/08/2018