Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Descarte irregular de entulho pode gerar multa ao responsável

Os moradores de Araucária podem colaborar com a equipe de fiscalização da Prefeitura visando identificar possíveis responsáveis pela prática de descarte de entulhos em áreas públicas. O destino correto para materiais como resto de material de construção ou entulhos de obras ou demolições é uma responsabilidade (incluindo os custos) do respectivo proprietário, conforme o Código de Obras e Posturas de Araucária (lei 2.159/2010). Quem for flagrado pode receber multa. 

O ideal é que os moradores acionem ou a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente- SMMA  (telefone 3614-7480) ou a Guarda Municipal (telefone 153) durante o momento em que ocorre o descarte ilegal. Nesta semana, uma equipe do Meio Ambiente trabalhava na coleta de entulhos descartados irregularmente ao longo da Rua Pedro Paulo Pianowski, no Gralha Azul. Até a manhã desta quarta (11), já foram retirados 18 caminhões de entulhos do local. 

A Prefeitura realiza esta ação com o objetivo de minimizar os impactos da prática irregular, mas esclarece que o fundamental é a conscientização dos moradores para que não haja esse tipo de descarte. Para quem tem dúvidas, a SMMA pode orientar sobre como proceder corretamente no transporte e no destino final do entulho. A secretaria também conta com cadastro de várias empresas que realizam o transporte e destino correto. É importante destacar que o caçambeiro precisa ter cadastro na SMMA.

Mais informações: (41) 3614-7480.

Data da Publicacão: 11/07/2018