Secretaria Municipal de Saúde

Novo Pronto Atendimento Infantil de Araucária registra 1.477 atendimentos na primeira semana

Com novo local desde 1º de junho, o Pronto Atendimento Infantil de Araucária (PAI) registrou 1.477 atendimentos até o dia 06 de junho; o equivalente a cerca de 250 atendimentos por dia, algo considerado dentro do esperado para este período pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Graças à mudança, o atendimento de urgência e emergência a crianças do município ganhou reforço com uma estrutura mais moderna, além da melhoria no acesso a exames, avaliações e UTIs sem precisar de deslocamento.

Embora esteja no mesmo complexo, PAI e HMA têm entradas específicas e estacionamentos próprios. A falta de estacionamento era uma das dificuldades encontradas pelos usuários do PAI no antigo local. O Pronto Atendimento Infantil de Araucária foi criado em 2009 e atende a crianças de 0 a 12 anos 11 meses e 29 dias. Como toda unidade de urgência e emergência, os casos mais graves têm prioridade no atendimento.

Com a proximidade ao HMA, os atendimentos no nono PAI evitam deslocamentos que antes eram necessários. No antigo prédio, a criança era transportada do PAI para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) caso fosse necessário um exame de raio-X, por exemplo. A criança precisava ser transportada de volta ao PAI e, de acordo com a necessidade, poderia ser encaminhada para internação no HMA. Com o PAI anexo ao HMA, não há mais essa demanda por transporte para raio-X, tomografia, ecografia, avaliação clínica para internação, avaliação de ortopedia, avaliação para cirurgia pediátrica e também para UTIs pediátrica e neonatal; todos ofertados no HMA.

Equipe – O atendimento no novo PAI é realizado por profissionais de saúde vinculados ao contrato de gestão do HMA. Os quase 30 profissionais que hoje atendiam no antigo PAI são servidores da Prefeitura e puderam escolher seu novo local de trabalho; a grande maioria foi reforçar o atendimento na UPA, mas houve opção para Central de Remoções (ambulâncias), Atenção Básica e Atenção Especializada.

Acesso – O acesso ao PAI, assim como ao HMA, também conta com opções de transporte coletivo. Quem estiver no Terminal Central de Araucária tem como opção a linha HMA-UPA (linha que dá acesso fácil a unidades de saúde), que tem ponto a uma quadra do HMA (próximo à Praça do Seminário. Outra opção é utilizar as linhas metropolitanas (sentido Curitiba), sem custo adicional de integração, e descer no ponto localizado na rua São Vicente de Paulo, próximo à esquina do HMA.

Quem mora na região do Costeira e Tupy pode chegar ao PAI e HMA com a linha do Triar Hortência – Angélica. O ponto de parada é o mesmo que o citado para linhas metropolitanas. Já quem sai do Terminal Angélica ao pronto atendimento ou ao HMA pode fazer uso das linhas metropolitanas e descer na região do viaduto de entrada da cidade.

Data da Publicacão: 08/06/2018