Alunos de escolas municipais assistem a teatro sobre meio ambiente

Alunos das Escolas Municipais Presidente Castelo Branco, Presidente Rui Barbosa e Elírio Alves Pinto tiveram a oportunidade de assistir nesta terça-feira (10) ao espetáculo teatral “Nina e o Reino das Galochas”, no Complexo Pedagógico Lucy Moreira Machado. Foram realizadas duas apresentações, uma no período da manhã e outra no período da tarde, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

O espetáculo é dirigido a crianças de cinco a dez anos e tem como tema o meio ambiente. Com muita música, os personagens divertiram os alunos e professores, e mostraram a importância de cuidar das florestas e de preservar os animais ameaçados de extinção.

De acordo com a diretora Cris Betina Schlemer, o espetáculo foi pensando para ser encenado na escola. “É um espetáculo que pode ser realizado na quadra, se adapta ao espaço escolar. A intenção do projeto é levar cultura a esses alunos que, muitas vezes, não têm condições de ir ao teatro seja por questões financeiras, seja por questões de localização”, disse.

No final da apresentação, cada aluno recebeu um livro para colorir com imagens dos personagens da peça, animais e vegetais em extinção. O livro ainda tem o nome dos personagens e informações como o nome científico, nome popular, região onde são encontrados e habitat, além de um divertido jogo da memória.

O projeto prevê a realização de 100 apresentações durante 2013. Além de Araucária, devem receber o espetáculo as cidades de Curitiba, Campo Largo, Colombo, São José dos Pinhais, Pinhais e Fazenda Rio Grande.

O espetáculo é aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e produzido pela Boreal Produções, e conta o patrocínio do Condor Super Center.

Peça
A peça conta a história de Nina, uma garota órfã que mora em um lixão localizado ao lado de uma floresta. Como os proprietários planejam desmatar a área para aumentar o depósito, Nina e seus amigos lutam para salvar a natureza que se encontra ameaçada.

No meio da história, a personagem dorme e sonha com um mundo encantado chamado Reino das Galochas. Lá, ela é uma princesa e recebe a ajuda dos animais em extinção para derrotar a rainha Malvina Malvada, que vem desmatando florestas e usando os animais como ingredientes para uma poção da beleza e da juventude.

Colaboração: Giliardi de Souza