TURISMO RURAL - CAMINHOS DE GUAJUVIRA

TURISMO RURAL
"Caminhos de Guajuvira"

O Roteiro oferece ao turista a oportunidade de ter contato com a vida no campo e a diversidade cultural das famílias descendentes de imigrantes, principalmente poloneses.

São belas paisagens rurais, rios, horto florestal, chácara com produção de flores, artesanato rural, gastronomia, vinhos e queijos, incluindo o tradicional café rural típico polonês, com broa caseira e cuque com farofa doce.

O roteiro funciona todos os sábados, com agendamento prévio, onde um ônibus leva os visitantes a todos os pontos do Roteiro de Turismo Rural “Caminhos de Guajuvira”.

- A saída é do Centro de Informações Turísticas (CIT),  às 13h30.

- A passagem e café rural: preço sob consulta (menores de 5 anos não pagam)

ROTEIRO

Silvestre Waenga

Cultivo de diversas espécies de flores em vaso e colhe-pague de pêssego (colheita começa no mês de novembro). Atende sexta-feira, sábado e domingo das 13h às 18h.
Localização: Camundá. Fone: (41) 9603-4971 / 9974-1722 / 9193-3576.

Comercial Iguaçu

Iniciou suas atividades em 1958 com a venda de secos e molhados, entre eles, tecidos, calçados, chapéus, cereais e lenha. Atualmente são comercializados produtos da região, tais como: lingüiça pura, banha, queijo, requeijão, manteiga, mel puro, ovos caipira, broas e verduras. Atendimento: de segunda-feira a sábado das 8h às 20h. Domingos e feriados das 8h às 13h.
Localização: Rua dos Expedicionários Brasileiros, 2
Guajuvira – Araucária / PR. Telefone / Fax: (41) 3647-1144

Igreja Senhor Bom Jesus

A construção atual foi inaugurada em 1972 e levou aproximadamente 13 anos para ser concluída. Todas as edificações foram realizadas com o trabalho e os recursos dos colonos e colaboradores da região.
Localização: Guajuvira.
Visitação: nos dias de missa.

Centrinho Histórico de Guajuvira

Paisagem interiorana contrastando com a natureza. É contornado pelo rio Iguaçu e dividido pelos trilhos de trem, que ligam à região sudeste ao norte do Paraná. Abriga o horto florestal, a sub-prefeitura, construções antigas, comunidade hospitaleira e muita história.

Horto Florestal Municipal de Guajuvira

Área destinada para a produção de mudas de várias espécies. Agenda-se visita orientada nas terças feiras.
Atendimento: segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados somente no horário de visitação do ônibus do roteiro.
Localização: Guajuvira.
Telefone: (41) 3647-1112.

Chácara Santa Rita

Produção de pêssegos, morangos e licores. A colheita do pêssego começa em novembro e aproveita-se para fazer o colhe e pague do pêssego, onde o visitante terá a oportunidade de visitar a propriedade e colher as frutas direto do pomar. O atendimento é feito de segunda-feira a domingo das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Localização: Campestre. Fone: (41) 9902-2832.

Chácara São Pedro

Comercializa mel, ovos caipira, legumes e hortaliças, broa e cuque polonês. Também faz atendimento de café rural para grupos pequenos mediante agendamento prévio.
Atende aos sábados das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Localização: Campestre. Fone: (41) 3642-4213 / 3642-3742 / 9194-1370 / 9957-5013.

Casa do Artesanato

Arquitetura típica da imigração polonesa, construída em 1887.  Conta com produtos de artesãos do município, que fazem da causa um local de grande diversidade cultural e artesanal.
Localização: Parque Cachoeira.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 13h às 17h.
E-mail: casadoartesanato@araucaria.pr.gov.br

Adega Matiello

A Casa Mattiello é uma bela adega de vinhos fabricados no local com uvas trazidas da serra gaúcha. Um ambiente rústico, porém sofisticado para degustar licores selecionados, queijos e salames, produzidos e trazidos da fazenda da família no Rio Grande do Sul. Música e ambiente gauchesco acompanham o bate-papo do lado de uma lareira que aquece o salão nas noites de inverno. Visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência.
Endereço: Papa João XXIII, 379 - Sabiá
Telefone/Fax: (41) 3552-1832 / 9655-4440
www.adegamattiello.com.br

SERVIÇO
Os interessados devem agendar o passeio antecipadamente no Centro de Informações Turísticas (CIT) pelo telefone (41) 3901-5214. O CIT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 09h às 15h.

Endereço: Rua Dr. Victor do Amaral, 352, Centro, Araucária
Email: cit@araucaria.pr.gov.br.